terça-feira, 17 de junho de 2014

Chakras



O termo chakra tem origem no sânscrito, significando disco, círculo. A palavra representa centros energéticos de nosso corpo, rodas em constante movimento através das quais a energia pode ser absorvida ou dissipada. Várias correntes orientais identificaram sete chakras principais, o que sugere, algumas vezes, a idéia equivocada de que o ser humano possui apenas esse número limitado de chakras. Na realidade, temos milhares dessas "portas" movimentando-se ao lonfo de toda a superfície do nosso corpo. Apenas esses sete assim identificados são considerados principais por se localizarem próximos a glândulas de fundamental importância para o funcionamento de nosso organismo, bem como por regerem nossos principais órgãos. Seguindo o padrão proposto pelo reverendo inglês Charles Webster Leadbeater, membro da Sociedade Teosófica, identificamos os seguintes chakras: 

BÁSICO
Localizado na base da espinha dorsal, é ativado pela cor vermelha , agindo sobre o aparelho reprodutor e membros inferiores. É responsável pela irrigação dos órgãos sexuais e por onde entram as energias provenientes do solo.
Bloqueado, causa impotência sexual ou desânimo. Superexcitado, causa intenso desejo sexual. Bem desenvolvido, estimula o melhor funcionamento dos outros chakras.
 
ESPLÊNICO -
Situado sobre o baço, é ativado através da cor laranja agindo sobre esse órgão. Bem desenvolvido favorece a soltura do duplo etérico e o desenvolvimento da mediunidade.

 SOLAR(OU UMBILICAL)
Localizado à altura do umbigo (dois dedos acima), é ativado através da cor amarela, agindo sobre os órgãos do aparelho digestivo. Quando bloqueado, causa enjôo, medo ou irritação. Quando se tem percepção das energias ambientais, é sinal de esse chakra está bem desenvolvido.
 
CARDÍACO
Situado no centro do peito, é ativado pelas cores verde e rosa, agindo sobre o timo, os pulmões e o coração. É considerado o canal de movimentação dos sentimentos e o mais afetado pelo desequilíbrio emocional. Bem desenvolvido, torna-se um canal de amor para o trabalho de assistência espiritual. Quando existe um bloqueio nesse chakra, a pessoa tende a sentir depressão, angústia, irritação ou pontadas no peito.
 
LARÍNGEO
Localizado sobre a laringe, atua sobre a tireóide, a garganta, a boca,ouvidos e nariz. É ativado pela cor azul claro. Bem desenvolvido, facilita a psicofonia e a clariaudiência. É considerado também como filtro energético que bloqueia as energias emocionais, para que elas não cheguem ao chakra da cabeça.
 
FRONTAL
Situado no centro da testa, à altura do chamado "terceiro olho", atua sobre a glândula pituitária, olhos e memória. É ativado pela cor azul escuro. Bem desenvolvido, facilita a clarividência e a intuição. É responsável também pela irrigação dos olhos.

CORONÁRIO
Localizado no alto da cabeça, age sobre a glândula pineal e a todas as expressões "superiores" do ser humano(espiritualidade, canalização, meditação) . É ativado pela cor violeta. É também considerado o chakra mais importante, por ser responsável pela irrigação do cérebro. É por ele que entra a energia cósmica. Bem desenvolvido, facilita a mediunidade e a telepatia.
 
É fácil memorizar a localização dos chakras e as cores correspondentes - basta relacioná-los, do primeiro ao sétimo, às sete cores do arco-íris. Fácil, não?
Para desenvolver e equilibrar nossos chakras, devemos fazer circulação, absorção e exteriorização de energias. Existe até uma espécie de "higiene holo-chakral", que consiste em imaginar todas as cores dos chakras enquanto os abre mentalmente, sob o chuveiro, no banho. Isso feito, visualiza-se toda a energia negativa escorrendo junto com a água. Ao sentir-se mais leve, deve-se visualizar todas as cores dos chakras entrando e saindo do seu corpo o tempo todo, até que se sinta completamente relaxado, e em paz. 

Clau Srt

Nenhum comentário:

Postar um comentário