domingo, 29 de junho de 2014

Arvore sagrada

Muitas tradições em todo o Mundo consideram o carvalho como uma arvore sagrada devido à sua robustez e majestade. Considerava-se que havia uma forte relação de poder com os céus pelo fato de os carvalhos atraírem os raios e, por esse motivo, controlarem os trovões e as tempestades. Estas arvores estavam assim em contato com as divindades e as representavam na Terra.

Símbolo de força moral e física, como indica a sua expressão em latim, robur , o mesmo termo utilizado para robustez e força, o carvalho representa a arvore por excelência e, através dela, o centro ou o eixo do Mundo.

Na Idade Média, considerava-se que o carvalho tinha uma influência mágica sobre o tempo e a madeira de carvalho fazia parte das poções da feitiçaria que provocavam trovoadas e tempestades.

Era a arvore de Zeus na Grécia, de Júpiter em Roma, e de vários outros deuses do Norte e do Leste da Europa. O bosque da deusa Diana estava cheio de carvalhos que eram também o símbolo da deusa. As coroas que homenageavam os soldados romanos pelos seus feitos nas batalhas eram feitas de folhas de carvalho e bolotas.
A sua importância como meio de comunicação entre o Céu e a Terra, ou entre os homens e as divindades, é notória em muitas culturas. O carvalho tem uma grande relevância na simbologia bíblica. Abraão recebeu as revelações de Deus junto a um carvalho, tanto em Hébron como em Siquém. O Antigo Testamento mencionava também que a morada de Abraão em Hebrón era junto a um frondoso carvalho. Ulisses, na Odisseia , consulta o carvalho de Zeus no seu regresso a casa.

Plínio, o Velho , mencionou os druidas celtas relacionando o seu nome com o nome celta de carvalho, duir , e por isso passaram a ser conhecidos posteriormente como “homens de carvalho”. Esta comparação devia-se ao fato de os druidas serem considerados homens de sabedoria e força, qualidades também atribuídas ao carvalho. Os celtas assumiram o carvalho como uma divindade e um símbolo de acolhimento ou lar e também uma espécie de templo, dado o seu forte tronco e os seus ramos e folhagens espessos. Por esta razão, na Irlanda, as igrejas eram chamadas de dairthech , “casas de carvalho”, o mesmo nome que entre os druidas significava bosque sagrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário