quarta-feira, 23 de abril de 2014

O tempo e o sono

Porque ao dormimos o tempo passa mais rápido?

O sono divide-se em quatro estágios, que se repetem em ciclos ao longo da noite, com uma duração variável de uma hora e meia a duas horas.

1º Estágio – Fase de transição da vigília para o sono. Entre cinco e 15 minutos após adormecer, as ondas cerebrais tornam-se mais lentas e profundas; a actividade cerebral e o metabolismo descem.

2º Estágio - Cerca de 15 minutos depois, entra-se no chamado sono NREM, em que são restauradas as funções corporais relacionadas com a actividade física.

3º Estágio - Nesta fase, o pâncreas, comandado pelo cérebro, liberta a hormona do crescimento – fundamental para a renovação das células -, favorece o desenvolvimento dos músculos e dos ossos e ajuda na reparação dos tecidos danificados.

4º Estágio - Sono muito profundo.
REM - Cerca de 90 minutos depois de adormecer, entra-se no último estágio do sono, conhecido por REM (rapid eye movement): as ondas cerebrais agitam-se, os olhos movimentam-se freneticamente e dão-se os sonhos. O REM é vital para a memória, a aprendizagem e a recuperação das energias físicas e mentais.

(fonte: google.com\sono)

Clau Srt

Um comentário: