quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Talismãs e Amuletos

Toda ser humano tem algo em que acredita.
A crença em talismãs é a preservação de um costume que tem suas raízes na História da humanidade.

AMULETOS são os objeto consagrados através da magia que devem ser usados junto ao corpo (anéis, correntes, medalhas). Imantados com uma força mágica de proteção para o usuário.

O significado e poder místico estão ligados com sua forma e a simbologia gravada no mesmo. Por exemplo: medalha – chapa metálica, geralmente redonda, com símbolos gravados, que é pendurada em uma corrente ao redor do pescoço. Normalmente as medalhas ou medalhões representam temas religiosos. Também são usadas para vincular o usuário ao santo ou símbolo retratado, como forma de proteção.

TALISMÃS são objetos de proteção, imantados de força magnética, ao qual se atribui um poder sobrenatural de realização dos desejos do usuário. Muitas vezes aparentemente funcionais ou decorativas, como cálices (graal), adagas (wicca), esculturas, gravuras ou máscaras, estes objetos podem ser poderosos.

Um objeto sagrado tem uma função (proteger, vincular, aproximar) determinada pela sua forma no plano material (gravura, anel, estátua, medalha, porta-incenso). Por outro lado, a natureza da energia que pode ser canalizada pelo objeto varia de acordo com o símbolo ou divindade que este objeto represente.

Olhem bem à sua volta, o mundo está carregado de amuletos prontos a usar!

Muitas pessoas recorrem com frequência aos amuletos da sorte. Figa, olho grego, escapulário, cruz, talismã brasileiro e patuá são os mais comuns. Conheça agora o principal significado de cada um deles.

Figa:
De acordo com a tradição afro-brasileira, "fecha o corpo", deixando quem a usa a salvo de agressões físicas e espirituais.

Olho grego:
Utilizado como pingente ou objeto de decoração, sua principal finalidade é proteger contra energias negativas, mau-olhado, inveja. Não importa o tamanho, a peça deve ser sempre azul e de vidro. Essa cor absorve e filtra as vibrações nocivas. Já o vidro costuma rachar quando saturado de energia - sinal de que o amuleto cumpriu sua função. Os cacos devem ser jogados fora e a peça, substituída por uma nova. Quando usado para a proteção do ambiente, deve ser fixado perto da porta.

Escapulário:
Tem a imagem de Nossa Senhora do Carmo atrás e a do Sagrado Coração de Jesus na frente. Ele é utilizado como protetor. No dia a dia, deve-se sempre rezar uma oração para si, para a igreja e para as carmelitas.

Cruz:
É um dos signos universais mais antigos, com registro nas culturas egípcia, chinesa, etc. Os significados são semelhantes em várias religiões: eles remetem a ressurreição, a fertilidade e a recriação.

Talismã brasileiro:
A fita do Bonfim concede três graças à pessoa que a usa. Já a pimenta e o alho guardam contra mau-olhado. O colar com as sete linhas oferece a bênção e proteção dos orixás.

Patuá:
Incorpora símbolos cristãos e africanos. Nossa Senhora protege. Santo Expedito resolve as causas impossíveis. Santo Antônio é padroeiro do casamento e do amor. Já a semente vermelha de pau-brasil simboliza a proteção da natureza, enquanto que a figa dá fertilidade. O patuá ainda traz uma Oração de São Gregório, que guarda a casa e a família.

Chave: é um símbolo poderoso porque representa a abertura de novos caminhos. Dê preferência à uma chave antiga que não seja utilizada diariamente, mantenha-a no bolso.

Aliança: símbolo da união, sem começo nem fim. É muito usada para magias que visam proteger o casamento e os relacionamentos amorosos.

Trevo de 4 folhas: é o talismã da Sorte nos Jogos, ideal para quem gosta de arriscar em loterias, atrai dinheiro e lucros, pode ser natural ou de metal ( Ouro ou Prata ).

Ferradura de 7 cravos: é um dos mais antigos amuletos contra "espíritos maus, bruxas e feiticeiros", dependurada atrás da porta protege a casa, em chaveiros ou pingentes protege a pessoa.

Cabeça de Alho: é o símbolo da fecundidade e da família, devido ao número de dentes.Espanta maus espíritos, vampiros e protege contra más influências. Deixe sempre alguns dentes em local visível.

Moeda: atrai bons flúidos. É usada em casos em que se quer atrair a sorte e dinheiro. use no bolso ou carteira uma moeda antiga de ouro, prata, cobre ou bronze.

Pirâmide: confere tenacidade às pessoas para atingirem seus objetivos. Não deixa desanimar nos novos planos, atrai bons flúidos e rejuvenesce. Quando usada como pingente no peito, ajuda na recuperação da saúde distribuindo energia pelo corpo.

E Você, já usou o seu?
São simbolos presentes em nosso cotidiano; e, mesmo inconcsientemente todos nós usamos em algum momento de nossa vida, e, nosso dia-a-dia.


Deixe seu comentário...


Clau Srt

Nenhum comentário:

Postar um comentário