segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Vegetarianismo e Religião

Todas principais escrituras religiosas recomendam que o homem viva sem matar desnecessariamente. O Velho Testamento instrui: "Não matarás." (Exodo 20:13)
Isto tradicionalmente é interpretado de modo errôneo como referindo-se apenas a assassinato. Mas o Hebraico original é lo tirtzach, que traduz claramente: "Não deveis matar." O Dicionário Completo de Hebraico/Inglês do Dr. Reubem Alcalay diz que a palavra tirtzachm especialmente no emprego hebraico clássico, se refere a "qualquer tipo de matança", e não necessariamente a assassinato de seres humanos.

Embora o Velho Testamento contenha algumas prescrições para comer carne, fica claro que a situação ideal é o vegetarianismo. Em Gênesis 1:29 encontramos o próprio Deus proclamando: "Vede, Eu vos dei toda árvore que dá ervas, e que os frutos dão sementes, e que vos serão como carne." E em livros posteriores da Bíblia, grandes profetas condenam comer carne.

Para muitos cristãos, obstáculos maiores são a crença que o Cristo comia carne e as muitas referências à carne no Novo Testamento. Mas o estudo minucioso dos manuscritos originais gregos demonstra que a vasta maioria das palavras traduzidas como "carne" são trophe, brome e outras palavras que simplesmente significam "alimento" ou "comer" no significado mais amplo.
Por exemplo, no Evangelho de São Lucas 8.55 lemos que Jesus ergueu dos mortos uma mulher e "ordenou que lhe dessem carne". A palavra grega original traduzida como "carne" é phago, “o que significa somente comer”. A palavra grega para carne é kreas (carne), e nunca é usada em conexão com Cristo. Em nenhum lugar do Novo Testamento existe qualquer referência direta a Jesus comer carne.

Em Thus Spake Mohammed (a tradução do Hadith por Dr. M. Hafiz Syed), os discípulos do profeta Maomé lhe perguntam: "Na verdade existem recompensas por fazermos o bem aos quadrúpedes, e dar água para eles beberem?" Maomé responde: "Há recompensas para beneficiar cada animal”.

O Senhor Buda é particularmente conhecido por Sua pregação contra matança de animais. Ele estabeleceu ahimsa (não-violência) e vegetarianismo como passos fundamentais na senda da auto-consciência e falou as duas seguintes máximas: "Não abatam o boi que ara os campos." e "Não se entreguem a uma voracidade que envolve a matança de animais."
***************************
(desconheço a autoria deste texto) Está certíssimo. Por isso compartilho com todos. O mundo é de todos. ;)  - 
Simples assim.

Clau Srt

Nenhum comentário:

Postar um comentário