quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Sincronicidade

Uma amiga(o) telefona na hora em que pensamos nela(e). Recebemos um folheto na rua contendo justamente a informação que procurávamos. Abrimos um livro e lá está a página com as palavras que buscávamos. Quem já não foi surpreendido por uma dessas coincidências mágickas?
Chama-se sincronicidade e a cada vez que se manifesta confirma a reconfortante sensação de que nada na vida acontece por acaso.
Preste atenção aos sinais... Aos sonhos... Esteja atento... Observe. O Universo nos envia sinais a todo momento.

Eu pessoalmente, tenho muitas histórias "bem interessantes" de sincronicidade. Como por exemplo: No dia de ontem 28/01/14 Sair procurando por uma planta; nas floriculturas e até no horto florestal e não encontrar... e de repente, a quilômetros de distância alguém estar pensando em fazer uma muda justamente da planta que eu estava procurando. Coincidência? Não. Sin-cro-ni-ci-da-de. :)
Gosto muito desta sincronia.
Clau Srt

Um fenômeno que desafia a compreensão, não é? Muitos filósofos debruçaram-se sobre a questão no esforço de entendê-la, mas as primeiras respostas só surgiram na década de 1920, quando o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961) reuniu pesquisas que demonstravam o fenômeno.

O caso de sincronicidade que mais intrigou Jung foi o do escaravelho de ouro. Uma paciente contava que havia sonhado com essa jóia rara quando, de repente, ouviu-se um barulho na janela. Jung interrompeu a sessão e foi ver o que era. Voltou com um besouro-rosa nas mãos e mostrou-o à mulher, que ficou impressionada com a semelhança entre o inseto e o escaravelho de seu sonho.

O que acontece dentro de nós tem estrita relação com o que ocorre fora. Mera coincidência? Não para Jung, que viu aí um significado importante: achava que o excesso de racionalismo da paciente impedia a evolução da terapia, e a coincidência teria sido um sinal - interior e exterior - de que ela deveria se abrir para novas possibilidades. O curioso - e que reforça a tese do psiquiatra - é que na linguagem simbólica escaravelho significa transformação.
**********************************************************
P.S: Quem tiver alguma história de sincronicidade compartilhe... É muito bom trocarmos conhecimento.
Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário